Pages

Postagem em destaque

DIFUSOR MOON

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Importância da Amizade.


20 de Julho : Dia do amigo e dia internacional da amizade.
Considerando que a amizade se estabelece a partir de uma relação entre iguais, não havendo a possibilidade de nenhuma forma de dominação, podemos dizer que a relação entre amigos se constitui num lugar privilegiado para a materialização dos valores éticos. " Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro ". Tal reflexão vem ao encontro da necessidade de pensarmos nos relacionamentos que estabelecemos com nossos colegas de trabalho, familiares e principalmente aqueles que de uma forma ou de outra estão mais próximos de nós desde a mais tenra idade.

É na infância que os primeiros amiguinhos aparecem. É nela que os pequenos seres se "testam", buscando e percebendo àqueles que têm interesses parecidos e também características complementares, passando então ao segundo passo da amizade infantil que acontece normalmente com a eleição do melhor amigo.
É exatamente ao criar estes laços fortes de amizade com outra criança que se começa a aprender algumas regras básicas de convivência humana como dividir, dar e receber afeto (de outra pessoa que não um familiar ) e a principal de todas; se frustrar com o outro quando suas perspectivas não são atingidas pois logo percebe-se que nem sempre tudo na vida sairá como ela deseja.

Algumas amizades da infância persistem até a adolescência ou idade adulta,outras se perdem no decorrer da vida, dando lugar a outras e mais outras.
A vida em família juntamente com as experiências de verdadeira amizade, são o ginásio para se preparar a amar.
A amizade nasce da confianças mútua e é uma relação de amor, de afeto de tipo muito especial; isto porque é um sentimento recíproco. Não é possível ser amigo de alguém que não seja, por sua vez, nosso amigo .
No entanto, no corre-corre do dia-a-dia muitas vezes nos esquecemos da verdadeira importância da amizade, mesmo sabendo que cada vez mais as pessoas sintam a necessidade de encontrar um olhar sincero, afetuoso e amigo que lhes inspire confiança e complemente os espaços vazios que lhes cercam.
Antes de ser uma relação a amizade é uma atitude interior.A amizade adquire traços verdadeiros e amadurecidos quando se traduz em atitudes de atenção, de respeito e de questionamento sincero de um para com o outro.
É uma das manifestações amorosas mais completas. Quem tem amigos não espera retribuição. Seu elo forte traduz-se por respeito, cumplicidade e confiança. Sublime e majestosa deve sobreviver aos maus momentos; compartilhando, aquecendo, ajudando, amparando...
Às vezes quando conhecemos bem a fundo nossos amigos, parece que percebemos o que eles sentem, pensam, desejam e o que estão precisando.
Podemos ficar muito tempo sem encontrar um amigo, mas quando o vemos é como se tivéssemos com ele ontem. Um reencontro sem cobrança onde a alegria é intensa.
Mesmo quando um amigo não está por perto, ainda assim, dele lembramos a qualquer tempo e momento. Uma relação entre amigos é de unidade porque nós podemos não estar reunidos o tempo todo, mas sentimos que estamos unidos por esse sentimento de reciprocidade.
AMIGOS são seres preciosos, essenciais, vitais para a nossa existência.Quando temos uma pessoa especial assim em nossa vida, devemos sempre fortalecer este sentimento sabendo ser grato, atencioso, alegre e participativo.
Se o seu amigo o decepcionou, perdoe.
A amizade verdadeira não exige, não cobra, não trai e não domina.
É caridosa e generosa. No entanto não sobrevive ao orgulho e à indiferença.

Toda pesquisa sobre o assunto foi extraída da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário