Pages

Postagem em destaque

DIFUSOR MOON

PERFUMES

 As pessoas precisam de cheiros que fiquem dentro dos seus corações.  


Muitas pessoas ainda acreditam que a qualidade de um perfume depende de seu fixador, mas isto não corresponde a realidade...
Tudo depende muito mais da composição da fragrância, de suas notas, do clima e até da pele de quem usa o produto.
Um perfume é uma solução muito complexa.


Normalmente o aroma de um perfume evolui com o passar das horas.
O cheiro também varia de uma pele para outra.


                                                        Cena do filme Perfume de Mulher

São três os componentes de uma fragrância:
as notas de cabeça (saída), notas de coração (intermediárias) e notas de fundo (finais) que se equilibram entre si.


Notas de Cabeça: proveniente de substâncias mais voláteis. São frescas e de pouca duração. Ex: lavanda, alecrim, limão, laranja e outras cítricas. 

Notas de Coração: Representam o cheiro característico do perfume. A maior parte dos cheiros florais faz parte desse grupo. Perduram algumas horas. Ex: lírio-do-vale, rosa, jasmim, gerânio, etc..

Notas de Fundo: São as mais lentas a evaporarem-se, podendo durar até vários dias. Essas notas desempenham o papel dos fixadores. Ex: Vetiver, patchouli, sândalo, almíscar, âmbar, cumarina, etc....

A palavra perfume costuma significar um aroma agradável.

Mas é preciso especificar melhor, pois nomeia-se de perfume uma série de produtos que não o são.
- Está na dúvida em comprar um extrait de parfum caríssimo ou um eau mais acessível ?   Trata-se apenas de escolher a concentração da essência.


Dependendo da concentração de essência temos:

Eau de Fraiche: É uma água refrescante perfumada, mais apropriada para o pós banho, tem pouca fixação, pois sua concentração de essência é baixíssima, varia de 1 a 3%.

Eau de Cologne: " Eau " significa água. É uma fragrância suave adequada para o trabalho e o esporte. Sua porcentagem de essência varia de 3 a 5%.
Muito utilizada em países tropicais.


Cologne ou Eau de Toilette: Mais encorpada, conhecida também por Deo colônia, por isso indicada para climas mais frios. Sua concentração de essência pode variar de 5 a 15% .

Eau de Parfum: É um perfume com maior concentração de essência, varia de 10 a 33%, deve-se ter o cuidado para não exagerar na quantidade.

Extrato: "Extrait de parfum" : É o perfume em sua concentração mais alta. Dependendo da marca varia de 15 a 40%. É o tipo mais caro de perfume, são sempre oferecidos em pequenos frascos, mas bastam umas poucas gotas no pulso, na base do pescoço e atrás das orelhas.
 


A MITOLOGIA DOS PERFUMES IMPORTADOS:

A qualidade de um perfume não está diretamente ligada ao seu país de origem, mas sim, a complexidade de sua composição, a qualidade de seus componentes, a concentração de sua essência e ao período de maceração.

A qualidade da perfumaria nacional é tão boa quanto qualquer produto estrangeiro. Nós adquirimos as mesmas essências vendidas na França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suíça, etc.

As companhias de fragrâncias estão espalhadas em todos os continentes, e vendem suas criações para qualquer empresa que se dispuser a pagar o preço. Vale lembrar que muitos componentes aromáticos saem daqui, do Brasil, que é dono da maior biodiversidade do planeta.

Portanto, essa história que só se fabrica bons perfumes lá fora, é MITO.
Tanto lá no exterior , como aqui, fabrica-se bons e maus produtos.  
Tudo depende da política de cada empresa.
(fonte:
http://www.naturalcompany.com.br/)


 
DICAS SOBRE A ESCOLHA E O USO DE PERFUMES:

1º mito : " Não sinto mais o meu perfume " : Na verdade, para estes casos acontece o que chamamos de acomodação olfativa, ou seja, a pessoa acostuma-se com o seu perfume e passa a não sentí-lo mais após certo tempo. 

2º mito : " Este perfume não tem bom fixador " : Na verdade, não existe um ingrediente "fixador" na fragrância. A durabilidade do perfume dependerá de sua composição e concentração da essência.

3º mito :  Posso estocar meus perfumes e fragrâncias por muito tempo.

Fragrâncias não duram para sempre.  Há certas precauções porém que garantem a sua qualidade. 

Guarde o frasco num local seco e escuro. O Calor pode destruir uma fragrância, portanto mantenha o frasco longe de altas temperaturas.  Colônias e Eau de toilette podem ser guardadas na geladeira para manter seu frescor. Perfumes geralmente duram três anos a partir da data de fabricação. 
 Dica :  Os perfumes são basicamente divididos em 4 grupos: 
Para fazer uma boa escolha do seu perfume importado ou nacional você deve levar em consideração a concentração da essência.

Você já deve ter notado que na embalagem do seu perfume ou no frasco vem escrito a palavra "Parfum" ; "Eau de Parfum" ; " Eau de Toilette"  ou ainda "Eau de Cologne".  Obs:  "Eau" quer dizer água. 

A diferença entre cada um é a concentração da essência (os óleos que exalam o aroma), quanto mais diluída for a fragrância, menor é a concentração da essência e vice versa.

*** Os cuidados com a higiene e beleza são fundamentais, tanto no jogo da conquista à avaliação no ambiente de trabalho, nesta onda, os perfumes se destacam mas é preciso saber usá-los. 

*** O perfume é invisível, mas fala tanto quanto um bom relógio, uma boa gravata ,uma boa bolsa ou um bom sapato na construção da imagem.

*** Um mesmo perfume tem um cheiro diferente dependendo de quem o usa. A quantidade de água que há na epiderme (pele) , a temperatura corporal, a secreção sebácea, a alimentação (principalmente para quem abusa de temperos) , o pH.... todos esses fatores influenciam no aroma das fragrâncias.


Dica :   Perfume X Pele :  Como escolher o perfume certo?
Cada pele tem suas características e influenciam na duração e aroma do perfume. Mas, de modo geral, a escolha do perfume X pele pode ser baseada em peles oleosas e secas.
Pele Oleosa:  A pele oleosa adere melhor a fragrância, logo, o perfume ficará ainda mais intenso.  Quanto maior a concentração da essência, mais forte o perfume ficará na pele. 
Pele Seca:  Ao contrário da pele oleosa, a fragrância fixa menos nesta pele, por isso os perfumes devem ser reaplicados. Aromas mais fortes e marcantes são os ideais.  Uma alternativa é hidratar mais a pele com o uso de hidratantes para reter melhor o cheiro do perfume.
Pele Normal:  São as que mais conseguem manter a essência do perfume exatamente como é sua fragrância.

- Não caia no erro de escolher um perfume porque esse fica bem em uma ou outra pessoa. A química pessoal o transforma.

*** Pela manhã as faculdades olfativas estão mais aguçadas e sensíveis e essa é a melhor hora para escolher um perfume. Neste dia é melhor não utilizar nenhum perfume para evitar as misturas ou qualquer outra referência olfativa, como hidratantes, óleos corporais, etc...

*** Não é aconselhável experimentar mais de três perfumes. 


Após quatro ou cinco fragrâncias nosso olfato já não consegue mais diferenciar e o mais provável é confundirmos os aromas.

*** Jamais se deve cheirar o perfume diretamente no frasco.
É preferível sentí-lo à distância ou passá-lo na pele ( o local ideal é nas mãos).

*** Nunca esfregue o perfume na pele, pois isso destrói a estrutura da fragrância e faz com que ela se evapore antes. 

*** Quando você sentir que um aroma se funde á sua pele, se harmoniza com os sentidos e se adapta à personalidade, então é só comprá-lo.

*** Homens : Para o dia, aposte em aromas leves - suaves - tipo lavandas ou cítricos. A simplicidade é o retrato da elegância. O homem, assim como a mulher deve saber a medida certa para se perfumar. O excesso é sempre condenado.


*** Homens : Para a noite invista nos amadeirados ou com base oriental, exóticos.

*** Mulheres : Opte para os aromas florais nas noites de romance ; os frutais para dar mais leveza aos dias quentes e os orientais para seduzir pois são sempre sensuais e fortes.

*** Use seu perfume preferido quando sair do banho, com o corpo ainda úmido; assim você usa menos quantidade e mantêm o aroma por mais tempo.

*** Cuidado com roupas claras. 
Alguns perfumes mancham.